ERP PARA MANUFATURA: OS RECURSOS EXPLICADOS

Os sistemas de gestão ERP, de uma forma geral, tem como principal objetivo integrar os processos de uma empresa para melhorar o fluxo de informações e fornecer dados para análises e tomadas de decisão. Dentro deste cenário cada segmento possui as suas necessidades específicas, no caso das indústrias de manufatura o principal desafio é o controle da cadeia produtiva, por isso neste post vamos falar sobre os principais recursos que um sistema de gestão ERP para indústria de manufatura tem e para que serve cada um deles.

Os Recursos do ERP para indústrias de manufatura

EDI

O EDI – Electronic Data Interchange – como já explicamos no post O que é EDI é a troca eletrônica de dados que é muito utilizada principalmente nas indústrias da cadeia automotiva para recebimento dos pedidos de cliente, as programações de entrega. Este recurso agiliza e assegura o processo de processamento de pedidos e consequentemente o de planejamento de produção também.

MPS – Master Production Schedule

O MPS é a silga para Programa Mestre de Produção que com base nas demanda do clientes determina o que e quando cada material deve ser produzido para atender esta demanda. Este programa é utilizado de base para o cálculo de necessidade de materiais, o próximo item da lista.

MRP I e II

Também já falamos do MRP aqui, baseado nas Listas de Materiais o MRP calcula quais materiais devem ser comprados, em quais quantidade e quando devem estar disponíveis para a fábrica baseado em uma demanda. Este cálculo automatizado simplifica, agiliza e deixar mais preciso o planejamento de materiais que devem ser comprados ou produzidos para atender uma demanda de cliente.

CRP – Carga Máquina

O cálculo de carga máquina é utilizado para verificar a capacidade de produção para atender determinada demanda, baseado na disponibilidade das máquinas e dos recursos humanos

MES – Gerenciamento de Ordens

Orden é um termo genérico para abranger todas as solicitações que são geradas dentro de uma indústrias como:  ordens de compra para o seu fornecedor, ordem de fabricação de produto, ordem de serviço, ordem de demanda do cliente (pedidos de venda). Um ERP para manufatura possui recursos para gerenciar todos estes tipos de ordem que estão relacionadas com a cadeia produtiva e monitorar o andamento e desempenho de cada uma delas.

Alimentação da Produção

Alimentação da produção é o processo de transferência dos materiais da almoxarifado para a produção. O ERP faz o controles de todos os recebimentos dos materiais comprados, depois estes materiais são distribuidos para a produção. Este controle é crucial para uma bom gerenciamento de estoque.

Rastreabilidade por Lote

Os números de lote e números de série são métodos para identificar unidades específicas ou lotes de produção. Um número de série é atribuído a uma única unidade de produção. Um número de lote será atribuído a toda a saída de hoje ou talvez apenas a saída de hoje que foi feita de um determinado lote de um ingrediente de suprimento. Em muitas indústrias há uma necessidade de rastrear cada material componente e pessoa que trabalhou em um determinado item vendido dentro do sistema ERP de fabricação. Se houver uma falha na fiação de um avião, o fabricante vai querer saber cada avião que foi construído com esse lote específico de fio.


A QS desenvolve Sistemas de Gestão ERP há mais de 20 anos, e se especializou no desenvolvimento de sistema ERP para indústria de manufatura do segmento automotivo. Se quiser saber como nós podemos ajudar a sua indústria a organizar os processos com um sistema de gestão, fale com um de nossos consultores.cta_fale_consultor

Tags
About The Author

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

*

code

Veja também outros artigos recentes