Como um ERP pode ajudar a reduzir os custos industriais

reduzir os custos industriais

As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos e aumentar o lucro.

Para alcançar este objetivo a base são as melhores práticas que auxiliam na redução de retrabalhos, gaps de processo e no aumento da eficiência dos processos de maneira geral e não apenas no chão de fábrica.

Na teoria, não soa tão difícil a ideia de “só aplicar as ferramentas disponíveis”, mas na prática não é bem assim. A execução exige disciplina e tecnologia para integrar todos os processos, ou então a empresa vira um mundo de ilhas isoladas de informações. E é aqui que entra em ação um sistema de gestão ERP. Continue lendo este artigo e saiba como ele pode ajudar a sua empresa.

Porque o ERP ajuda a reduzir os custos industriais?

Os sistemas de gestão ERP são a melhor opção quando se fala em otimizar as industrias, pois proporciona a integração dos principais processos de gerenciamento do negócio e assim, auxiliando no ganho da eficiência e na redução dos custos.

1. ERP cria fluxos de trabalho conectados

As atividades de planejamento, produção, controle de estoque e atendimento ao cliente são interligadas e devem ser gerenciadas dessa forma. Um sistema de gestão ERP possibilita a visualização de todos estes processos de forma clara e permite que todas as áreas tenham sempre as informações necessárias em tempo real, sem depender de relatórios que levam dias para serem elaborados e quando chegam já não servem para nada, pois a informação é dinâmica.

Além disso, as empresas podem lidar com os problemas de inventário, engenharia de produção, desing de chão de fábrica e outros processos rapidamente, pois o ERP fornece visibilidade de como um problema está afetando o resto do processo de fabricação. Um exemplo é quando o excesso de materiais inutilizados dificulta o aproveitamento ideal da planta.

Uma solução ERP mostra como gerenciar melhor os suprimentos para que eles possam otimizar seus sites. Isso equivale a mais produtividade e redução de custos com inventário.

2. ERP reduz inventário

Os excessos de estoque ou falta de material são umas das principais barreiras quando se trata de reduzir os custos industriais. Neste caso, o ERP ajuda a otimizar os níveis de inventário para que os materiais fiquem o menos tempo possível estocados. Os benefícios de reduzir os níveis de estoques são bem conhecidos: melhor utilização do espaço físico, redução de custos com manuseio do inventário, equilíbrio do fluxo de caixa e etc.

3. ERP fornece dados financeiros em tempo real

Todo gestor sabe que conhecer os principais indicadores de desempenho financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento do negócio. Agora, se o departamento financeiro fornece seus relatórios estáticos apenas no final do mês depois de consolidar todas as informações, os líderes não conseguem tomar decisões de forma rápida e assertiva.

Com o ERP, no entanto, os dados financeiros são consolidados em apenas uma ferramenta, com todos os detalhes, desde contas a receber e contas a pagar, até os ativos fixos e custos de produção, tudo em tempo real. Isso dá aos gestores a possibilidade de analisar informações e tomar decisões quase que imediatamente. Essa capacidade de detalhar dados financeiros em tempo real é uma das razões pelas quais os especialistas dizem que as empresas que utilizam com sucesso os sistemas ERP podem reduzir os custos de fabricação em até 20% – ou mais.

Como você viu, os sistemas de gestão ERP podem trazer inúmeros benefícios para a gestão de custo industriais – especialmente neste mundo globalmente competitivo. Na sua indústria você já utilizam um ERP?


Se você está buscando formas de melhorar a gestão de custos industriais na sua empresa, nós podemos te ajudar. Com o Q4-ERP você consegue fazer a apuração de custos industriais de forma ágil e confiável e assim tomar melhores decisões sobre redução de custos ou novos investimentos.  Solicite agora uma apresentação e saiba como a solução pode ajudar a sua empresa.

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*

code

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

agilizar o faturamento na indústria
09/02/2021
Todos sabemos que o faturamento é um dos processos mais críticos dentro de uma indústria, e que de forma alguma pode se tornar um gargalo. Caso algo não funcione no momento...
implantar apontamento de produção
24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...
problemas planejamento da produção
20/10/2020
Basta você buscar por “planilha para planejamento da produção” no Google que encontrará uma infinidade de planilhas para baixar e começar a fazer hoje o seu planejamento de necessidade de...