DESAFIOS NA TROCA DO ERP – 5 PASSOS PARA SE PLANEJAR E EVITAR TRAUMAS

5 passos para ajudar na troca do ERP

A implantação de um sistema ERP não é um projeto fácil. Normalmente, os projetos envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação aos novos processos. No mercado, existem projetos tão longos que, se houver uma falha no processo, muitas pessoas ficam traumatizadas, porque um projeto fracassado não envolve apenas o investimento financeiro, mas também investimento humano visto que as pessoas da empresa dedicaram tempo e esforços para que acontecesse.

Se você já vivenciou este problema, neste artigo traremos 5 passos para garantir uma implantação sem traumas,  e com resultados efetivos.

1- AVALIE SUAS NECESSIDADES E DEFINA OS OBJETIVOS:

  • Comece identificando as necessidades específicas da sua indústria, nas QS ERP somos especialistas no segmento automotivo. Considere os processos de negócios, desde o gerenciamento de estoque e produção até as finanças e entregas para o governo
  • Defina seus objetivos, como melhorar a eficiência, reduzir custos, aumentar a visibilidade ou expandir para novos mercados. Ter clareza sobre seus objetivos ajudará na seleção do ERP adequado

2- FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

  • Pesquise e identifique os principais fornecedores de ERP que atendem às necessidades da sua indústria.
  • Considere um fornecedor que tenha expertise no seu segmento, e entenda da organização dos processos industriais, entender só de tecnologia não vai ajudar a mapear os processos para certificar a aderência à solução.

3- REALIZE UMA ANÁLISE DO CUSTO-BENEFÍCIO:

  • Avalie o custo total de propriedade (TCO) de cada sistema ERP, levando em consideração não apenas os custos iniciais de licenciamento e implementação, mas também os custos contínuos de manutenção e suporte.
  • Compare os benefícios esperados, como economia de tempo, aumento da produtividade e melhoria da precisão dos dados, com os custos para determinar o ROI (Return on Investment) potencial.

4- CONSIDERE A ESCALABILIDADE E A FLEXIBILIDADE:

  • Verifique se o ERP pode crescer e se adaptar às mudanças nas necessidades da sua indústria. Isso é especialmente importante se você planeja expandir seus negócios no futuro.
  • Certifique-se de que o sistema ERP seja flexível o suficiente para personalizar processos e relatórios de acordo com os requisitos específicos da sua indústria e dos seus clientes.

5- AVALIE O SUPORTE E A IMPLANTAÇÃO:

  • Verifique a qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor do ERP. Isso inclui suporte técnico, treinamento e atualizações regulares do software.
  • Avalie a experiência de implementação, prazos e custos associados. Certifique-se de que o fornecedor tenha um histórico de implementações bem-sucedidas em empresas do seu setor.

 

Se a sua empresa passou por um fracasso com um projeto de implantação e já gastou muito dinheiro sem ter os resultados esperados, saiba que a QS pode te ajudar a reduzir os custos e a visualizar os resultados desejados de seu sistema ERP. Solicite agora o contato com o consultor conte-nos a sua história.

About The Author

Sócia Diretora na QS Consultoria e Sistemas, formada em Administração e Marketing pela UNIP, especialista em Vendas Consultivas de Software de Gestão empresarial (ERP), atua a mais de 20 anos nas áreas de Gestão e estratégias empresariais de Vendas & Marketing.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

*

code

Veja também outros artigos recentes