CONCEITO E EXEMPLO PRÁTICO PARA FORNECEDORES DE MONTADORAS
Automatização e agilidade nos processos está entre os principais desejos de um gestor.
Não importa se a empresa é pequena ou grande, se utilizam muitas ou poucas ferramentas, o uso de sistemas automatizados é uma realidade na rotina industrial.
Para uma empresa se manter no mercado hoje, é importante que o olhar tecnológico esteja atento para as constantes mudanças que possibilitam substituição de processos manuais, redução de custos e principalmente, a melhora no atendimento ao cliente.
Contudo, mais que utilizar ferramentas, é importante utilizar as ferramentas CERTAS que vão proporcionar a otimização da rotina, tal como o EDI, um dos requisitos básicos das montadoras.
Continue lendo e saiba mais sobre como funciona a ferramenta e veja exemplos deste requisito automotivo.
O que é EDI?
EDI é a sigla para Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, isto é, troca de dados por meio de arquivos que seguem uma estrutura pré-definida.
Essa é uma tecnologia importante para facilitar e agilizar a comunicação entre empresas, seja para venda ou compra de insumos. Tornando o processo que antes era lento e complexo, mais simples.
E como usar na minha indústria?
É comum haver dúvidas sobre como aplicar o uso desta ferramenta na indústria, independente do segmento. Por isso, para te ajudar a visualizar melhor, vejamos um exemplo das montadoras de veículos.
Exemplo prático de uso
Para tornar-se um fornecedor do segmento automotivo, além de outros requisitos que falamos em outro momento (clique aqui para conhecer), é necessário garantir a comunicação via EDI. Um fornecedor de montadora depende de uma troca extremamente rápida e confiável dos dados para garantir o bom funcionamento das linhas de produção, seguindo as melhores práticas do mercado que o “Sistema Toyota de Produção” sugere, por exemplo o Just in Time.
Como sabemos, o processo de montagem de um carro depende de centenas de peças que vêm de inúmeros fornecedores. Por isso, com o planejamento de produção pronto, são enviados aos fornecedores um arquivo de texto com todas as informações sobre um pedido.
Além das informações básicas de um pedido tais como quantidade de peças e data de entrega, os arquivos também contém informações específicas como local ou doca que a carga será descarregada e a última nota fiscal recebida do fornecedor para controle de saldo de entrega. Imagina se todos os pedidos fossem digitados manualmente?
Como eu recebo a programação via EDI?
A melhor prática é contar com o auxílio de um sistema de gestão ERP que realize a importação automática do arquivo recebido. Assim, todas as informações referente à programação de entrega estarão disponíveis para planejar a produção e se necessário, gerar as informações exigidas pelo cliente, que no caso das montadoras é o Complemento XML e Etiquetas de Identificação.
Alguns sistemas já contam com esse recurso de importação sem a necessidade de contratação de uma VAN, mas algumas montadoras exigem que os fornecedores utilizem a VAN indicada por eles.
O QUE É UMA VAN?
VAN é a sigla de Value Added Network, traduzindo – Rede de Valor agregado. A Van é uma rede privada que facilita que as empresas troquem informações de forma segura, ou seja, uma central de comunicação que organiza pedidos e entrega para as organizações em tempo e formato apropriados.
Assim, todas as informações referente à programação de entrega estarão disponíveis para planejar a produção e se necessário, gerar as informações exigidas pelo cliente, que no caso das montadoras é o Complemento XML e Etiquetas de Identificação.
Como é um arquivo EDI?
É um arquivo em formato de texto (TXT) que possui todos os dados da programação do cliente estruturados de acordo com um formato padrão estabelecido pelo cliente. Veja abaixo.
Esse arquivo gera as seguintes informações:
- Número do pedido;
- Código do produto;
- Quantidade;
- Data de entrega;
- Local de desembarque.
*Também são inclusas outras informações variáveis de empresa para empresa.
Quais os benefícios de usar EDI?
O EDI substitui a troca comum de informações feitas em excel, e-mail, PDF, papel, pela informação padronizada, eletrônica e segura. Essa integração entre fornecedores e parceiros de negócio cria vantagens como:
- Recebimento de pedidos de vendas (programação de entrega) de forma automática e sem intervenção manual;
- Tempo de processamento dos pedidos reduzidos uma vez que não há necessidade de digitação da programação de entrega item a item;
- Aumento na segurança dos pedidos, evitando erros na programação e na entrega final;
- Otimiza o recebimento e a expedição de materiais;
- Mais confiabilidade nas informações e reduz os riscos de não conformidade ou deméritos;
- Libera mão de obra para atuar em outras funções de maior valor agregado para o negócio;
- Gera informações em tempo real de vendas para um melhor planejamento da produção.
Mas é só para uma empresa grande?
Definitivamente não! Hoje Indústrias de qualquer tamanho podem fazer o uso desse tipo de tecnologia a um custo acessível. Inclusive esse é um dos requisitos para se tornar um fornecedor das principais Montadoras, receber a Programação de Entrega de forma eletrônica.
Preparamos um guia do EDI para você, clica na imagem abaixo:
About The Author
Sócia Diretora na QS Consultoria e Sistemas, formada em Administração e Marketing pela UNIP, especialista em Vendas Consultivas de Software de Gestão empresarial (ERP), atua a mais de 20 anos nas áreas de Gestão e estratégias empresariais de Vendas & Marketing.