As operações de industrialização externa são bastante comuns, assim como é muito comum a dificuldade de controlar as notas fiscais desse processo e também dos saldos de estoque físico e fiscal. Quando a operação é triangular fica um pouco mais complicado fazer este controle, principalmente se ele for manual. Por isso vamos falar aqui como o Q4-ERP pode te ajudar a garantir a confiabilidade da operação triangular na sua empresa.
+LEIA MAIS: 6 controles que você deve fazer se envia remessa para industrialização
O que é operação triangular?
A operação triangular acontece quando um estabelecimento adquire insumos de um determinado fornecedor e, antes mesmo de recebê-la, promove a remessa para industrialização em estabelecimento da mesma empresa ou de terceiros (estabelecimento executor da encomenda) para que este promova a industrialização, razão pela qual a saída promovida pelo fornecedor será feita por conta e ordem do adquirente originário (encomendante). Esta operação envolve três estabelecimentos: Fornecedor, Estabelecimento encomendante e Estabelecimento Industrializador (Base Legal: Artigo 406 do RICMS/2000-SP e; Artigo 493 do RIPI/2010).
Quais são os riscos nesse processo?
Um dos principais riscos neste processo é a divergência entre o estoque físico e o fiscal, que pode gerar multas para a empresa por quebra ou sobra de estoque. Anualmente, no dia 31 de dezembro as empresas devem enviar ao Fisco o saldo de estoque. Este saldo é aquele que você extrai do seu sistema de gestão, ou da ferramenta utilizada para controle dos estoque. Já o estoque fiscal (ou estoque contábil) o Fisco já tem acesso quando você envia os SPED mensalmente, e este depende da escrituração das notas fiscais e alguns parâmetros que podem interferir neste saldo como: cadastros duplicados, conversão de unidade de medida, CFOP etc. Quando a operação triangular é controlada de forma manual o risco de haver divergência entre o estoque físico e o fiscal aumenta em função dos vínculos que são necessário manter entre as notas fiscais.
Como o Q4-ERP Industrial te ajuda a controlar as notas da operação triangular
O Q4-ERP faz o controle das notas de operação triangular independente de a sua empresa ser o fornecedor, encomendante ou industrializador, pois este controle é automático baseado em parametrizações de acordo com a sua regra de negócio.
O vínculo das notas fiscais
Ao realizar a emissão e o recebimento de nota fiscal, o software faz automaticamente o vínculo entre estas notas fiscais de acordo com a parametrização de natureza de operação e CFOP.
O controle de estoque
As mesma ação de emissão e recebimento de nota fiscal também faz a atualização dos saldos de estoque, e evita divergências entre os saldos de estoque físico e fiscal.
A rastreabilidade
O vínculo automático entre notas, assim como as baixas de estoque por lote garante a rastreabilidade dos itens.
+LEIA MAIS: Pedido de prorrogação do ICMS eletrônico
Como você faz o controle das notas fiscais de operação triangular na sua empresa? Precisa de ajuda para simplificar este controle? Nós podemos te ajudar, solicite o contato de um dos consultores para saber mais como controlar as notas fiscais de operação triangular no Q4-ERP.
About The Author
Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.