Como atender os requisitos específicos do cliente no setor automotivo

requisitos Sub-Fornecedor de Montadora

O processo de seleção e qualificação para ser fornecedor de uma montadora ou de um dos fornecedores da cadeia automotiva (Tier 2)  é bem rígido. Para você se destacar da concorrência e conseguir aquele contrato de fornecimento é preciso atender aos requisitos específicos do cliente.

O que são requisitos específicos do cliente e como eles surgiram?

Os requisitos específicos do cliente são as exigências que são apresentadas aos fornecedores através dos manuais de fornecedor. Os manuais de fornecedores surgiram na década de 80 quando as montadoras precisavam assegurar a qualidade dos itens comprados, porém poucas empresas tinham um bom sistema de gestão da qualidade implantado.

Porém essa necessidade gerou um novo desafio surgiu, como atender os requisitos específicos de cada cliente? Cada vez que um novo contrato está em negociação o fornecedor precisa adaptar seu sistema de gestão da qualidade para atender os requisitos específicos daquele cliente. Isso começou a tornar os sistemas de gestão da qualidade impraticável, pois a quantidade de documentos e procedimento é tão grande que muitas vezes gasta-se mais tempo com a elaboração de documentos para a qualidade do que com a produção em si.

Uma solução encontrada para unificar estes requisitos foi a adoção da norma de qualidade ISO 9000 como base padrão de qualidade para os fornecedores do setor automotivo no lugar de cada empresa possuir o seu próprio manual. Porém, essa ideia não durou por muito tempo e antes mesmo dos anos 90 os manuais de requisitos específicos começaram a ressurgir.

As empresas começaram a observar que muitos destes requisitos específicos eram comuns para atender as necessidades específicas do setor automotivo, então começaram a surgir normas específicas deste setor até que houve novamente uma unificação com a criação da norma ISO/TS 16949.

Em 2016, a ISO/TS16949 foi substituída pela IATF 16949, e agora é uma norma publicada pelo International Automotive Task Force (IATF) e será um requisito essencial para qualquer empresa que opere ou queira atuar na cadeia global de fornecimento automotivo, a partir de 14 de setembro de 2018.

Porém, mesmo com todas estas tentativas de unificar as normas de qualidade e requisitos específicos do setor automotivo, a realidade é que os manuais de fornecedor com requisitos específicos do cliente continuam existindo e os fornecedores precisam se adaptar as exigências para conseguir um contrato de fornecimento.

O que fazer para atender os requisitos específicos do cliente?

Atender as exigências do cliente é fundamental para conseguir o contrato, porém a forma como a sua empresa vai se adaptar para atender esta exigência é o que pode fazer você se diferenciar da concorrência e ganhar vantagem competitiva. É fundamental entender os requisitos exigidos e criar procedimentos para a implantação de forma que você não perca a produtividade. É muito comum encontrarmos na empresa processos que não geram nenhum valor para o negócio mas diversas pessoas são envolvidas na execução pois é um dos requisitos do cliente.

1.Entender o objetivo de cada requisito

Antes de sair criando mais uma planilha para atender um determinado requisitos é fundamental entender qual o objetivo do seu cliente com este requisito. Na maioria dos casos uma mudança de procedimento que aumente a confiabilidade do processo é o que ele busca, e não mais uma planilha que precisará de pessoas alimentando e continua sem garantir a confiabilidade da informação. Um consultoria especializada em identificar e controlas os requisitos do cliente é uma ótima opção para ajudar no entendimento dos objetivos do seu cliente.

2.Revisar os procedimentos

Uma vez que você tem clareza do POR QUE aquele requisito está sendo exigido, é hora de revisar os seus procedimentos internos para definir o que precisa ser adaptado para atender aquela exigência. E novamente aqui o olhar precisa ser sistêmico, é importante olhar para o todo.

3.Integrar os processos

O que as montadores realmente querem ver é que o seu processo é confiável e você é capaz de garantir a qualidade e a rastreabilidade do itens produzidos, essa é a ideia central dos manuais de fornecedores. Por isso a integração dos processos é tão importante, pois além de aumentar a confiabilidade dos processos, ela auxilia na redução de atividades desnecessárias que precisam ser criadas quando não há integração.

Um ótimo exemplo é a rastreabilidade da produção. Quando não existe integração é necessário diversas planilhas para registrar cada etapa da produção e garantir a rastreabilidade. Quando os processos são realmente integrados, isso é feito de forma natural e elimina-se a necessidade de planilhas de controle em várias etapas do processo.

4.Automatizar atividades

Seguindo a mesma linha de raciocínio da integração, a automatização elimina diversas atividade manuais que quase sempre não agregam valor ao produto final e ao cliente (e por isso são consideradas desperdício) para que as pessoas trabalhem em atividade que geram mais valor. Além disso a automatização aumenta a confiabilidade dos processos, e esta é a exigência mais importante para o seu cliente. Ele precisa ter certeza de que os processos que você apresenta durante a qualificação e também nas auditorias de cliente serão cumpridos no dia a dia, e a automatização facilita muito este processo.

Aqui na QS, sabemos que os requisitos específicos do cliente são um desafio para as indústrias, por isso nos especializamos em desenvolver soluções em software para atender os requisitos do setor automotivo. Nossas solução já conta com os principais requisitos que são exigências comuns do setor automotivo, assim como, alguns requisitos específicos das montadoras, como por exemplo:

  • Etiquetas de embalagem e rastreabilidade para itens de segurança da GM;
  • Etiquetas de embalagem da Fiat Global, PowerTrain, AGCO e FCA;
  • Geração do complemento logístico da NF-e;
  • Etiquetas de identificação Honda com controle de Seppen;
  • Controle de Produção e Entrega Sequenciado por POPID da Scania;
  • Etiquetas de embalagem modelo Mercedes;

Estamos sempre em contato com as montadoras para saber das novas exigências e ajudar os nossos clientes com integração e automação para atender os novos requisitos específicos de forma segura e confiável para evitar deméritos. Se você precisa de ajuda com algum requisito específico entre em contato com a gente.

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