Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta de auxilio para a equipe de manutenção. Que ajuda a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo da empresa. Este conceito foi introduzido na década de 70, a principio utilizado apenas em grandes empresas mas atualmente se faz necessário também para as pequenas e médias indústrias.
Todo o tipo de indústria pode se beneficiar dessa tecnologia, pois já existem no mercado soluções que cabem no bolso. E de modo geral, um software de gestão da manutenção é importante para gerenciar de forma eficiente o fluxo da manutenção, o tempo de vida útil das máquinas e dos equipamentos, além de monitorar os custos das operações.
Neste post você vai entender a importância de utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.
Por que utilizar um software para gestão da manutenção?
1. Para documentar os planos de manutenção de cada ativo
Com um software para gestão da manutenção, é possivel criar uma documentação online e centralizadas de todos os roteiros da manutenção de cada ativo da empresa. Contento descrição das atividades, frequências das manutenções preventivas e planos de inspeção. Dessa forma, todos os envolvidos sabem onde encontrar a informações e como realizar a manutenção.
+LEIA MAIS: 11 recursos essenciais do Q4-ERP para a Gestão da Manutenção
2. Para planejar a manutenção preventiva
Definindo os planos de manutenção em um software, é possivel determinar quando cada ativo deve passar por uma manutenção preventiva. De acordo com a quantidade de peças produzidas ou horas de produção você pode criar um planejamento de.paradas de máquinas programadas para a manutenção preventiva.
3. Para gerar e priorizar ordens de trabalho
É possivel gerar rapidamente as ordens de trabalho que devem ser executadas pelo time de.manutenção em um software, de acordo com o planejamento. De forma simples e fácil cada técnico sabe exatamente quais serão.suas atividades, e o supervisor pode fazer o acompanhamento da execução dessas ordens.
4. Para controlar as atividade dos técnicos
A emissão de ordens de trabalho (ou ordens de serviço de manutenção) eletrônico.possibilitam que seja feito o acompanhamento da execução das manutenções em tempo real. Com base nos apontamentos dos serviços realizados por cada técnico. Essa mesma informação também atualiza os estoque e o custo da manutenção automaticamente em um sistema integrado.
5. Para ter o histórico de toda manutenção realizada e vida útil de cada ativo
Um software de gestão da manutenção registra desde o planejamento até a execução das ordens. E como resultado fica disponível para consulta todo o histórico da manutenção, sem necessidade de perder.tempo coletando informações para gerar relatórios, e quando chega o momento de uma auditoria, está pronto. Além disso a qualquer momento você pode consultar a vida útil de um ativo, a data da próxima manutenção preventiva e quais manutenções já foram realizadas.
6. Para ter um controle efetivo dos recursos de mão de obra
Um custo que não deve ser esquecido quando se trata de manutenção é a mão de obra. É fundamental controlar a utilização de cada recurso e um software de gestão da manutenção industrial permite.saber exatamente as horas trabalhadas, e planejar quem irá trabalhar em cada manutenção de forma mais eficiente.
7. Para ter um controle de inventário de peças para manutenção
Os materiais utilizados na manutenção são a outra parte do custo da manutenção. Com um software de gestão da manutenção você pode controlar exatamente as peças utilizadas, e principalmente, controlar o estoque de peças críticas para que não ficar com máquina parada por muito tempo por falta de peças. Este é inclusive, uma das exigências da norma ISO.
8. Para saber o custo real da manutenção
Com as informações reais de ordens de trabalho, materiais utilizados e mão de obra aplicada você consegue saber o custo real da manutenção. Este é um resultado que um software gera, por isso novamente você não precisa gastar tempo coletando e compilando dados para chegar nesses número.
9. Para ter indicadores de desempenho da manutenção
O mesmo é válido para os indicadores, eles podem ser gerados em tempo real. Você pode ter os principais indicadores da manutenção como Disponibilidade, MTBF e MTTR, em painéis pela fábrica.
10. Para integrar os dados com o PCP
E por fim, mas não menos importante, ao utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica você pode integrar as informação do chão de fábrica com a manutenção. Essa integração permite saber por exemplo quando é hora de fazer uma manutenção preventiva com base nos apontamentos de produção realizados pelos operadores de PCP. Assim como você pode agendar uma manutenção preventiva e a equipe de planejamento da produção ter ciência dessa informação quando for fazer o planejamento.
Resumindo, um software de gestão da manutenção industrial gera integração das informações e consequentemente pode aumentar a produtividade e disponibilidade dos ativos e reduzir custos. Precisa de mais motivos para implantar um software para gestão da manutenção na sua indústria?
O que você está esperando para começar a utilizar um software para gestão da manutenção na sua indústria?
O Q4-ERP Industrial conta com uma solução completa para a gestão da manutenção industrial. Solicite uma demonstração e nossa equipe entrará em contato.
About The Author
Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.