Sistema de gestão ERP próprio ou de mercado: qual a melhor opção?

sistema de gestão erp próprio ou de mercado

Que nós, seres humanos, somos solucionadores de problemas nato já não é novidade. Essa característica ajudou a evolução da espécie, mas pensando na rotina da indústria, nem sempre isso é favorável.

Sabe aquela situação em que a gestão opta por resolver os problemas dentro de casa mesmo? É “usa uma planilha para organizar esse processo” pra lá, “pede pro TI desenvolver um sisteminha pra essa rotina” pra cá. E os exemplos não param por aí. Teoricamente, soluções internas significam menos custos, solução rápida, especialistas alocados e etc. Contudo, na prática, a longo prazo, essa escolha pode custar caro.

Quando a decisão envolve um sistema de gestão ERP integrado, por exemplo, algumas empresas optam por desenvolver um sistema interno com o objetivo de ter um software que se adapte completamente aos processos da empresa. No entanto, além dos aparentes benefícios, existem os contras.

Como escolher a melhor opção de sistema de gestão ERP?

Escolher o melhor sistema de gestão ERP para sua indústria é um trabalho que exige atenção e um detalhamento minucioso. Neste post, falaremos sobre as vantagens e desvantagens em desenvolver internamente e adquirir de mercado.

Desenvolvimento de sistema de gestão ERP próprio

1. Prós:

– Customização total: a empresa pode realizar a alteração que quiser no software, já que todas as funcionalidades foram desenvolvidas para aquele negócio e contam com a disponibilidade de um técnico da empresa.

– Sem mudança de processos: por ser desenvolvido de acordo com os processos da empresa, não há necessidade de mudanças ou adaptações na forma como as pessoas trabalham.

2. Contras:

– Software desatualizado: equipes internas normalmente são pequenas, por isso, é difícil acompanhar todos os incidentes de TI e ainda adequar o sistema com novas tecnologias e mudanças da legislação.

– Longo tempo de desenvolvimento: um sistema de gestão ERP por si só, com todas as funcionalidades para integrar a sua indústria, pode demorar anos para ser desenvolvido e testado até estar apto para uso.

– Investimento alto: se você optar por contratar profissionais qualificados e especialistas no seu modelo de negócio, saiba que esse não vai ser nem de longe um custo baixo. Caso escolha contratar profissionais e qualificá-los em casa ao mesmo tempo em que se desenvolve um software, além de arriscado, pode levar o dobro do tempo.

– Dependência de um profissional: se o profissional que desenvolveu o sistema sair da empresa, dificilmente outra pessoa conseguirá fazer a manutenção devido a complexidade. Essa situação faz com que a empresa fique dependente do desenvolvedor.

– Falta de treinamento e suporte: raramente as empresas possuem profissionais dedicados ao desenvolvimento e outros para o suporte e treinamento dos usuários.

Implantação de sistema de gestão ERP de mercado

1. Prós:

– Melhoria Contínua: um software de mercado é regularmente atualizado e os fornecedores fazem um profundo investimento em aperfeiçoamento e pesquisa. O seu sistema estará de acordo com novas tecnologias, soluções específicas para diversos segmentos da indústria, atualizações regulares da legislação e etc.

– Solução estabilizada: uma solução que está a anos no mercado já passou por inúmeros testes e possui vários cases de uso. Esse é um software que terá processos sólidos e estabilizados, que apresenta menos erros e pode ser implantado em menos tempo.

– Especialidade no segmento: existem sistemas de gestão especialistas no seu segmento, que atenderão todos as exigências e estarão adiantados quando se tratar em atender o seu cliente da melhor maneira. Como no caso da QS ERP, que é especialista no segmento automotivo.

– Suporte aos usuários: os fornecedores possuem uma equipe de especialistas apenas para desenvolvimento e outra para o treinamento e suporte ao usuário final, e normalmente, esse suporte já é incluso no contrato de fornecimento.

2. Contras:

– Menos controle: o fornecedor do software detém todos os direitos do código e caso sua indústria necessite de uma modificação, deverá ser aberta uma solicitação que nem sempre poderá ser atendida, já que é uma solução utilizada por outros clientes.

Dedique-se a estudar a melhor opção para sua empresa

Mesmo com todos os benefícios em adquirir uma solução de mercado, pode ser que para o seu modelo de negócio não seja a melhor escolha. Os motivos podem ser inúmeros, como exigência de outras plantas, sistema já consolidado e com uma equipe competente, por se tratar de um segmento muito específico que não é atendido por nenhuma solução disponível – neste caso, considere adquirir um sistema por processos.

Por isso, a principal recomendação será sempre estudar o melhor cenário para sua empresa.

Como a QS ERP pode te ajudar?

Se até aqui, adquirir um sistema de gestão de mercado parece ser a opção mais adequada para o seu negócio, a QS pode te ajudar.

Contamos com uma solução ERP completa e especializada no segmento automotivo. Atendemos as mais diversas exigências para fornecedores diretos da montadora e estamos sempre atentos para desenvolver recursos para futuras demandas.

Se quiser saber mais, clique no botão abaixo e solicite uma apresentação com um de nossos consultores.

About The Author

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

*

code

Veja também outros artigos recentes

benefícios do erp na nuvem
sistema erp para gestão da produção
erp para indústria automotiva