Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas da área de que o ERP pode sim auxiliar e suportar os processos de implantação da filosofia lean manufacturing em uma indústria.
Se a sua empresa busca melhorar os processos, este artigo é para você. Aqui falaremos de 3 principais formas que um sistema de gestão ERP pode auxiliar a implantação do lean manufacturing na sua indústria.
Mas afinal, como funciona o Lean Manufacturing?
O Lean Manufacturing nada mais é que a adaptação ocidental da metodologia oriental, conhecida como Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia trouxe resultados memoráveis para a indústria ao focar em atividades que geram valor ao cliente final e eliminar diversos desperdícios. Entretanto, para que uma empresa consiga implantar essa filosofia, é fundamental que as pessoas estejam comprometidas com este processo, já que nada acontece do dia para a noite. Aqui já identificamos semelhanças entre a implantação do Lean Manufacturing e de um sistema ERP: ambos exigem comprometimento dos colaboradores, mapeamento de processos e ações de melhoria.
Como o ERP ajuda na implantação do Lean Manufacturing?
1. Redução de Desperdícios
Durante a implantação, é importante que todas as atividades que não tragam valor ao negócio sejam eliminadas. Neste ponto, o ERP é a ferramenta que se dispõe a centralizar os processos da empresa através de rotinas e workflow, evidenciando as possibilidades de melhorias. Além disso, um ERP pode auxiliar na redução de estoque e de tempo, já que as informações são compartilhadas com todos. E ainda, os sistemas de gestão são uma grande fonte de dados para mapear as melhorias que podem ser implantadas, documentar os novos processos e medir seu desempenho.
2. Melhoria Contínua
Como sabemos o lean manufacturing não é um projeto que possui data fim, pois essa é uma filosofia que tem como fundamento básico a melhoria contínua. No início do projeto, são definidas as metas e elas são continuamente revisadas, e estabelecidas metas novas, ou seja, um ciclo de melhoria continua. (PDCA). Aqui o ERP entra como facilitador durante a implantação dos projetos e presta auxílio no acompanhamento dos resultados através de relatórios e Business Intelligence que podem gerar alertas quando um processo não está saindo como o desejado
3. Informação compartilhada
Um dos pilares do Lean Manufacturing é a colaboração, e o ERP pode ajudar muito quando se trata ao compartilhamento das informações. As informações compartilhadas podem ser desde os dados dos clientes, até as informações dos fornecedores. Ao centraliza-los se reduz o retrabalho e o tempo de espera pela informação, também melhora o atendimento ao cliente final. (que é o objetivo de toda empresa).
E aí, trouxemos alguma informação desconhecida por você? Qualquer dúvida sobre o tema, pode deixar aqui nos comentários.
Quer saber como a QS pode ajudar a sua empresa a implantar o Lean Manufacturing? Clique no botão ao lado e solicite uma apresentação do Q4-ERP Industrial.
About The Author
Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.